Uso de bússola ou GPS

Requisito Pesquisador:


AC-03: Aprender a usar uma bússola ou um GPS (urbano ou campo), e demonstrar sua habilidade encontrando endereços em uma zona urbana.

Nesse requisito, vamos aprender a usar os 2 equipamentos: bússola e GPS. Não vou entrar em detalhes muitos técnicos, mas apenas o básico para cumprir esse requisito, pois o tema é vasto. Em outra oportunidade, iremos fazer a especialidade de mapa e bússola. Aí aprofundaremos.

Bússola
  • Bússola: instrumento de orientação utilizado para localização. Possui uma agulha imantada que aponta sempre para o norte magnético da terra. 
  • Limbo: parte ou mostrador graduado da bússola, onde esta inscrito os graus.
  • Azimute: é uma direção, o local para onde queremos ir, um alvo.
  • Azimute-inverso: a mesma coisa que voltar, ou dar meia-volta.
  • Tipos de bússola: existem vários tipos, a que vamos utilizar (e a que recomendo) é a que sua agulha se movimenta junto com o limbo.
Bussola tipo militar (fonte: http://blog.tocandira.com.br/como-usar-uma-bussola/)

Como usar a bússola? Será necessário, além da bussola, um pedaço de papel e lápis.
  • Do seu ponto de partida, com a bussola na posição, apontar para uma direção, estabilizar o movimento e anotar a direção (o grau);
  • Ir até o local se guiando pela bussola;
  • Se for necessário ir adiante, anotar outros pontos, conforme passo anterior, e assim sucessivamente.

Como voltar? (azimute inverso)
  • Para azimute menor que 180º: some 180º ao atual;
  • Para  azimute igual ou maior que 180º: subtraia 180º do azimute atual;
  • O azimute inverso de 180º pode ser tanto o 0º (zero) quanto o 360º.
Exemplos para calcular o azimute inverso:
  1. Tomemos como exemplo o azimute de 60º, menor que 180. O caminho inverso será encontrado fazendo a conta 60 + 180 = 240º.
  2. No outro exemplo, vamos tomar por exemplo um azimute maior que 180º. Imagine que o seu azimute é o 230º. Neste caso, a conta será 230º - 180º = 50º.

GPS

GPS  é uma sigla em inglês para Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global. Basicamente é composto por uma rede de satélites que fornece ao dispositivo receptor do sinal a sua localização em qualquer lugar da Terra. Foi desenvolvido pelo governo dos EUA, para uso militar e depois disponibilizado para uso civil, sem custos para qualquer pessoa.

Tipos de GPS
Existem outros sistemas parecidos, como o GLONNAS, da Russia, além de outros dois em implementação, sendo: o Galileo, da União Européia e o Compass da China.

Existem vários tipos de dispositivos GPS, como os dedicados (automotivo e mão, para uso mais profissional), que servem apenas como GPS. Geralmente tem uma valor mais alto (são mais caros), mas uma maior precisão. 

Com a popularização dos dispositivos móveis (smartphones e tablets) e do acesso móvel, a maioria desses equipamentos vem com sensor de GPS. Embora um pouco menos precisos do que os dedicados, oferecem uma boa margem de localização para fins pessoais e domésticos.

Outro ponto importante é que muitos aplicativos se utilizam do GPS para localização, desde apps de esportes e caminhadas até os de fotografia, que permitem incluir o local em que a foto foi tirada.




Fontes de pesquisa:  
 - http://www.tocandira.com.br
 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_posicionamento_global




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cactos

Abreviatura dos itens das Classes e Especialidades